11 de ago. de 2010

O Flipper da nossa infância

Nesta terça 10/08, sai de casa de bike, para atividades diversas na rua.
Como sempre saio meio sem programação certíssima, mas sempre meio pautada de alguns eventos e seus assuntos daquele dia. Como ontem foi dia 10 e somos cidadãos, e eu principalmente, pago minhas contas sem chupar de nenhum trabalho fantasma, ou coisa que o valha, e é tão comum hoje em dia! Ficou até banal falar disso, já que todo mundo sabe quem tira oque de quem, e de onde, e assim seguem-se as coisas como naturais em nosso meio social e de trabalho.

Ocorrem reuniões nas terças ecológicas com palestras seguidas de debates, sobre temas envolvendo a ecologia de modo geral, sempre às 19:00h. Elas podem se realizar no Instituto Guete, ou na Fabico, uma vez por mês. O NEJ é o Núcleo formado por Jornalistas ligados a causa ambiental. Suas reuniões ocorriam na sede do Sindicato dos Jornalistas há alguns tempos atrás, onde eu participei por muitas vezes. Por fim foi retirada a sala onde ocorriam as reuniões que também eram às terças-feiras pela noite. Com tudo isso acabei me afastando.


The Cove deu ínicio ao primeiro vídeo-debate a ser exibido. Ele foi idealizado pelo ex-treinador do golfinho Flipper do seriado de televisão americano, premiado como melhor documentário no Oscar de 2010. Após a transmissão do filme houve uma mesa de debatedores composta por Antônio Libório Philomena, oceanógrafo, professor, mestre em ciências marinhas, doutor em ecologia, conselheiro do Instituto Justiça Ambiental (IJA)

Cristiano Pacheco, advogado, especialista em direito ambiental, diretor do Instituto Justiça Ambiental (IJA), diretor jurídico voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB)

Fernanda Medeiros, advogada, professora, doutora em direito ambiental e advogada voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB)

José Truda Palazzo, um dos ambientalistas mais importantes do país, representante do Brasil na Comissão Internacional da Baleia (CIB) até 2009, Fundador e ex-diretor do Projeto Baleia Franca


O segundo debate tratará do tema “Sustentabilidade: verdades e mentiras”

O evento fará uma abordagem crítica buscando diferenciar verdade de falsa propaganda (Greenwashing). Há sinceridade nas empresas que agregam valor ambiental a seus produtos? Quais empresas são de fato comprometidas com o meio ambiente e com modernização dos processos? O que precisa ser feito para atingirmos o ideal de sustentabilidade?

Retomei os meus contatos sobre a questão através da Casa Nat que é outro local de encontros e atividades transformadoras, e também uma das Ongs ligadas a causa da ecologia das mais antigas no Estado, junto aos Amigos da Terra. Ontem finalmente eu tive a oportunidade de conhecer o Instituto Justiça Ambiental que, muito me impressionou pela qualidade do material divulgado através deste filme sobre a triste realidade do abate e consumo de golfinhos no Japão.

8 de ago. de 2010

Debate dos presidenciaveis

Vi muito superficialmente e apenas parte do debate, que aconteceu nesta quinta-feira, 05/08 entre os presidenciáveis, na Band TV. Aliás, por acaso foi no mesmo horário do jogo São Paulo x Inter.

Sempre acompanhei debates, por considerar que seja esta uma forma a mais de mostrar ao eleitor com qual plataforma de governo, e com que capacidade o eleito írá governar a nação. O problema é que os temas discutidos tornam-se cansativos devido o tamanho dos discursos de cada um deles.